COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ


Todos querem amar e ser amados. Quando e como isto acontecerá, é um mistério que só vivendo para saber.

Este livro, transformado em filme, foi por mim absorvido de duas formas distintas, refletindo momentos diversos da minha vida.

O livro de Jojo Moyes conta a história de Louisa Clark, uma menina original, extravagante, divertida, que passa a trabalhar como cuidadora de Will Traynor, um rapaz bonito, jovem, rico, que tinha uma vida boa e plena, mas que por circunstâncias do destino, fica tetraplégico.

Quando li o livro, esperava uma história de romance das que estava acostumada. Previsível, fofa e romântica. O tom realista do livro jogando pessoas e momentos reais, deixou-me, em um primeiro momento, frustrada e até com raiva. A passagem em que a cadeira de rodas de Will atola na lama foi mortal.

Aqui, os personagens são imperfeitos, ambíguos, nem bons, nem maus, que tomam decisões na medida em que a vida vai acontecendo, e vão vivendo como podem, diante das circunstâncias que lhes são apresentadas. O conto de fadas que permeia minha imaginação sofreu um poderoso golpe.

Terminei o livro aos prantos, e pensando que tipo de história era aquela, que não correspondia aos meus anseios de infância.

O tempo passou, eu amadureci, vivi e então resolvi assistir ao filme homônimo, protagonizado pelos ótimos Emilia Clarke e Sam Claflin. A química entre eles é instantânea. O filme é lindo em termos de fotografia, figurino, locações e trilha sonora. As atuações são perfeitas. E o melhor, o filme é extremamente fiel ao livro.

Digo o melhor porque agora eu não só passei a entender a profundidade da história, como as decisões dos personagens.

Percebi que o “felizes para sempre”, tão presente nas histórias de infância, não tem prazo de validade. O “para sempre” pode ser aqui, agora, daqui dez minutos ou dez anos.

Não podemos mudar ninguém, sua história de vida ou decisões, mas, como diz o pai de Louisa em certo ponto, podemos apenas amá-los. Não vou entrar em detalhes da história para não estragar a surpresa, mas digo isso: cada pessoa entra em nossa vida na hora certa e sai da mesma forma.

Nem sempre queremos que seja naquele momento ou daquele jeito, por isso devemos aproveitar inteiramente, viver plenamente e amar com todo o coração. 

É isto que “Como eu era antes de você" nos ensina.



2 comentários:

  1. A obra já é de se emocionar! Sua análise também. Ainda mais em tempos turbulentos atuais em que tantas dúvidas e desejo de amor, em suas mais diversas formas, estão presentes! Sempre arrasando Carol! Sua linda!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.