A CINCO PASSOS DE VOCÊ

Algumas histórias tocam mais do que outras. Todas tocam de alguma maneira. “A cinco passos de você” me ganhou na primeira fala: “contato humano”, na primeira música  ("Don't Give Up On Me" - Andy Grammer), que embalou uma trilha sonora  maravilhosa, e a partir de então, fui envolvida na história de Stella e Will.



Ela, interpretada pela brilhante Haley Lu Richardson, ele, por Cole Sprouse, um elenco enxuto, porém afinado, com atores novos e talentosos.

Vamos à história: nossos protagonistas são portadores de fibrose cística, uma doença que afeta gravemente os pulmões, e que requer um controle atento, pois em seu estágio crítico pode levar à morte (ao final colocarei um link para maiores informações).

No filme – inspirado em um livro homônimo, Stella volta para o hospital para mais um tratamento, de tantos que realizou em sua vida. Lá, reencontra Poe, seu amigo que também tem a doença, as enfermeiras, médicas e equipe do hospital, assim como conhece Will, que além de ter a doença contraiu uma bactéria, que o impossibilita transplantar seus pulmões, e também o torna um risco maior os amigos.

Stella é rígida com seu tratamento, em um nível quase obsessivo (aos poucos vamos entendendo o motivo). Já Will é mais tranquilo, relapso até, e esse choque de mentalidades e perspectivas causa uma aproximação entre eles, e também uma paixão inesperada, e que muda a forma como ambos passam a ver a doença e a própria vida.

Porém, para além de uma “óbvia história de amor adolescente em que ambos estão doentes e um deles deve morrer”, o filme traz questionamentos sobre nossas vidas, e aqui, acho que alcança um público maior.

“É só vida, e ela acaba”. Will diz isso à Stella em certo ponto, nos fazendo refletir sobre essa finitude que todos conhecemos, porém que relutamos em pensar. 

Você vive para sobreviver, ou você sobrevive para viver? O quanto da sua vida você realmente desfruta?

Questões como estas e outras são colocadas lindamente na história, conduzida pelo ator-diretor Justin Baldoni (fique de olho em sua esposa como uma das enfermeiras), que consegue imprimir um ritmo gostoso ao filme, nos levando por seus altos e baixos.

A história possui momentos tristes, momentos alegres, românticos, e aqueles em que ficamos nervosos e ansiosos (separe os lenços, vai precisar).

Porém, nos lembra que o mais importante da vida é ela, são as conexões, os amigos, a família, a empatia, os momentos. O toque. O olhar. O estar aqui, agora, vivendo de verdade.

O filme também apresenta ao grande público esta doença tão devastadora – é sempre bom conhecer, o conhecimento pode salvar vidas, detendo aqui um papel social de suma importância (estar atento aos sintomas pode salvar sua vida - ou a de alguém).

Diria que “A cinco passos de você” pode levar à óbvias comparações com “A culpa é das estrelas”, outro filme que adoro. Porém, mesmo a mensagem sendo semelhante, de amor e vida, são abordagens diferentes. 

"A cinco passos de você" é um filme que trata de uma temática pesada de uma forma leve, que tem um roteiro bem escrito, que combina bem com a trilha sonora encantadora, um elenco de primeira e mensagens poderosas. Desafio você a sair do cinema sem uma lágrima, e também sem se sentir melhor, mais humano, mais empático (apesar de tudo, é uma história humana, de amor, amizade, força e coragem). Filmes que nos levam a refletir sobre nossa própria humanidade e a sermos pessoas melhores sempre terão um lugar na minha lista - e no meu coração.

O filme traz um frescor que vale a pena ser visto. Cenas memoráveis, músicas lindas, atores despontando em ótimas atuações, conscientização sobre uma doença grave e a sensação de que não basta estar vivo, é preciso viver. Recomendo!

Para saber mais sobre a fibrose cística, acesse:


Para ajudar, participe da campanha:


Assista ao trailer do filme:



Ouça a playlist:


Ficou com vontade de ver o filme? Comente aqui embaixo!

Obrigada por ler, boa sessão e até a próxima!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.