O CINEMA E A TRILHA SONORA DE NOSSAS VIDAS


“Você é o que você escuta”
❤Sim, eu sei, música é algo muito pessoal. Nós mesmos temos gostos que aparentam ser contraditórios. Porém, o cinema é mestre em pegar músicas e transformá-las em verdadeiros hinos. Daquelas em que basta o primeiro acorde para que saibamos de qual filme se trata.
Como a história do cinema já passou dos cem anos, e como muitos filmes são feitos e lançados todos os anos, seria praticamente impossível compilar as “trilhas mais famosas”, ou algo do tipo. Isto não quer dizer que eu não possa fazer uma parte dois desta lista.
Todavia, limitar-me-ei a falar sobre as 10 trilhas sonoras que marcaram a minha vida (e alguns bônus). E quando digo trilha sonora, digo todas as músicas que compõem aquele filme, e não só aquela uma que mais se destaca.
Nos vídeos abaixo, porém, tentarei colocar a mais famosa, aquela que faz o coração bater mais forte logo nos primeiros acordes. Afinal, toda trilha sempre tem aquela música que singularmente se destaca e fala direto com nossa alma. No entanto, compilações também estão presentes, porque melhor do que uma música, são várias misturadas.

Então, puxe uma cadeira, pegue sua bebida favorita e se prepare para uma viagem musical pelo mundo do cinema!


1)      Gladiador – Hans Zimmer
Esse compositor é um gênio. Basta uma rápida busca no Google que se verá a quantidade de músicas famosas que criou. Um verdadeiro artista. Esta trilha é fabulosa, e esta música, incomparável.


2)      Amelie Poulain – Yann Tiersen
O que falar desta trilha? É amor em forma de música. Difícil escolher uma só, pois todas são encantadoras. Ouvi-las, é ser um pouco Amelie, é entrar em seu mundo e dividir seus sonhos.


3)      Harry Potter - John Williams
Essa é clássica. Toda a trilha sonora destes 8 filmes é deslumbrante e mágica. Incorpora bem a mística por trás desse mundo que J. K. Rowling habilmente criou, bem como representa seus personagens, cantos e encantos.


4)      Piratas do Caribe – Hans Zimmer
Mais uma dele, mas não tem como ficar de fora desta lista. Esses acordes incitam aventura, bravura, desbravamento e romance. Ou vai dizer que não?



5)     O Senhor dos Aneis – Howard Shore
Essa trilha é uma das minhas favoritas. Traz lágrimas aos olhos e nos transporta diretamente para a Terra Média. Como num passe de mágica, somos levados para um lugar encantador, perigoso, cheio de amor e perigos. O melhor de J.R.R. Tolken em melodias de tirar o fôlego.



6)   A Origem – Hans Zimmer
Tentei, mas não consegui deixar de fora. Em uma rápida ouvida por esta trilha sonora, podemos entender por qual motivo este compositor está relacionado a tantos filmes de sucesso. Consegue transformar sentimentos em notas musicais de uma forma sublime.



7)     O Poderoso Chefão – Nino Rota
O que dizer desta trilha, deste filme? Palavras não descrevem. É preciso sentir.


8)      Orgulho e Preconceito – Dario Marianelli
Trilha mais do que especial – esta é do filme de 2005. Empolga, entretém, traz romance, pureza e todo aquele ar vitoriano que só Jane Austen sabe pintar. Perfeição em forma de músicas. 


9)     Memórias de Uma Gueixa – John Williams
Cada nota que compõe esta trilha sonora é recheada de emoção. De amor. De devoção. É o livro ganhando vida pela música, que torna o filme uma experiência sensorial.


10)     Me Chame Pelo Seu Nome – Sufjan Stevens
Esta trilha me pegou desprevenida. Confesso que não estava esperando algo tão singelo, sensível e profundo. Me apaixonei imediatamente.



Bônus 1 - Cinema Paradiso – Ennio Morricone
Esta é bonita demais para entrar em listas. Merece uma lista só para ela. A lista de composições do grande Ennio Morriconi. Neste filme então, segurar as lágrimas com a música final é tarefa árdua.



Bônus 2 – Trilogia Batman, também de Hans Zimmer, nessa compilação de tirar o fôlego!!
Perfeita para encerrar esta viagem musical.


Espero que tenham gostado! Curtam, compartilhem, comentem, mas acima de tudo, SINTAM!





Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.